2019 E O DETOX DIGITAL

Em pouquíssimo tempo (trinta anos desde a criação da internet), mergulhamos profundamente no mundo virtual e nas parafernalhas tecnológicas, e tomamos conhecimento de um mundo imenso e antes inexplorado, onde as notícias em tempo real se espalham na velocidade da luz e o tempo se torna, vamos dizer… particularmente relativo.

A criação da World Wide Web

A invenção da rede mundial de computadores de Tim Berners-Lee dedicava-se à comunicação entre as grandes instituições acadêmicas, mas a internet fez com que o crescimento efervescente da era digital transformasse não só o modo de armazenar e produzir conteúdo, mas também nosso modo de pensar, agir e consumir. Os benefícios das tecnologias digitais trouxe maior conhecimento e compreensão para a vida das pessoas, praticidade no cotidiano e novas tendências comportamentais… a internet se tornou um lugar sem limites!

Mas o que foi criado para nos servir como conhecimento e divertimento, passou a ditar normas sociais e mercadológicas, e o mundo passou a girar fixamente em torno disso. O crescimento tecnológico dos últimos vinte anos cresceu desenfreadamente e gerou um boom caótico de informações e dispositivos. O que era pró passou a se tornar contra na vida das pessoas.

Ressaca Digital

Claro que estarmos conectados gera infinitas possibilidades, mas atualmente a obsessão por aparelhos móveis e aplicativos está gerando uma onda devastadora de malefícios à saúde física e mental da sociedade, como baixa autoestima, depressão e outros transtornos mentais. Plataformas como Facebook e Instagram deixaram de servir como ambientes de relacionamento, fonte de notícias e entretenimento para se tornarem lugares fetichizados e de auto afirmação constante, ditadores de um modus operandi na vida das pessoas.

O mundo do Instagram virou um paraíso artificial habitado por heavy users da moda e do hype, onde todos são lindos, felizes, se vestem e comem muito bem. Tempo ruim e desleixo são para os fracos! As coisas deixaram de ser naturais, reais e verdadeiras. E ao mesmo tempo que nos deparamos com uma enxurrada de notícias de todos os cantos do mundo, também damos de cara com fake news e pessoas tentando ser o que não são. A querida internê passou a nos proporcionar uma liberdade ilusória, chegando a nos oprimir, vigiando e ordenando todos os aspectos de nossas vidas.

Desconectar para Reconectar

A sociedade aos poucos está acordando dessa catarse generalizada e admitindo que viramos escravos da tecnologia. Estresse e ansiedade gerados a partir do vício de checar o celular a cada cinco minutos estão deixando as pessoas sedentas por um estilo de vida mais saudável e natural!

A ressaca do mundo digital está fazendo com que voltamos às origens – é preciso desconectar para reconectar. Por esse motivo, 2019 é o ano do veganismo e do detox digital. Precisamos refletir sobre nossos hábitos, consumir com sabedoria, nos alimentar com consciência, medir os benefícios e malefícios do uso incessante da tecnologia para que possamos discernir o limite entre o real e o virtual.

A Vingança dos Analógicos

No livro A Vingança dos Analógicos, David Sax nos conta como a empresa Adobe está à frente no Vale do Silício. A companhia desenvolveu o Project Breathe, responsável por uma rotina diária de sessão de meditação para os funcionários – alguns minutos no dia em uma sala ambientada sem nenhum contato com dispositivos tecnológicos são o suficiente para mudar drasticamente a vida e a saúde dos que trabalham por lá.

Com a contratação de médicos para checar a saúde de seus funcionários, a Adobe constatou que os participantes do projeto tinham melhorado sua saúde e seus hábitos, além de uma produção mais satisfatória no ambiente de trabalho, crescimento de resultados e criatividade. Outra estratégia adotada pela empresa (e que devemos adotar agora mesmo em nossas vidas) é a diminuição do uso de apps e plataformas de comunicação e o aumento de encontros presenciais com os colegas de trabalho, amigos, familiares etc.

É hora de voltarmos para o mundo real!

Se os analógicos pudessem falar, com certeza estaríamos ouvindo agora o famoso “eu avisei”. A tecnologia é uma bênção se usada com responsabilidade – o que diferencia um remédio de uma droga é a dosagem, certo? É hora de explorarmos mais o mundo verdadeiro, as pessoas, os sentidos e a comunicação presencial, para assim, conciliarmos ambas as realidades.

Explorar a natureza, cuidar da saúde física e mental, se debruçar sobre livros fantásticos e retornar ao que é palpável são algumas das experiências que podemos e devemos degustar para que possamos voltar à nossa realidade, aproveitando ela ao vivo e a cores.

Explorar o lado artesanal das atividades é necessário para desenvolvermos nossas aptidões. Nossa relação com os analógicos deve sobreviver, afinal de contas graças a eles podemos explorar nossa humanidade sem limites.

Se você curtiu a matéria e se interessa pelo assunto, deixe seu comentário com perguntas, reflexões, elogios ou críticas construtivas. Queremos sua opinião!